COMO ATENDER O REQUISITO 4. CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO DA NORMA ISO 9001?
- Juliana Onzi
- 23 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de jul. de 2021
A seção 4, Contexto da Organização é considerada o pilar do resto da norma. Caracteriza-se como uma proposta para que as organizações entendam suas estratégias de negócios e possam alinhar com o seu SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade).

Este requisito, também estabelece que a empresa deve determinar as questões internas e externas relacionadas ao seu objetivo estratégico que interfiram na eficácia de seu SGQ. Devendo analisar e monitorar criticamente os fatores internos e externos, que podem ser positivos ou negativos.
Cada organização é diferente, por esse motivo é importante que as mesmas avaliem seus processos internos e externos, a fim de identificar que tipos de fatores podem afetar a capacidade da sua organização a alcançar os resultados pretendidos com o Sistema de Gestão.
Assim, a informação gerada na análise do contexto, pode ser uma fonte para a determinação dos riscos e oportunidades, e ainda auxiliar a organização a alcançar seus objetivos estratégicos.

Uma metodologia muito utilizada para esta análise é a Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) também conhecida por análise SWOT, do inglês Strenths, Weaknesses, Opprtunities e Threats, tem a finalidade de reunir todos os itens e relacioná-los uns com os, que auxilia na analise dos contextos. A junção das análises externa e interna de uma organização tem um papel fundamental no planejamento e na determinação dos objetivos estratégicos.
O que se refere à compreensão das necessidades e expectativas das partes interessadas, a norma enfatiza que o Sistema de Gestão deve ser adequado para assegurar a satisfação dos clientes, levando em consideração as necessidades e expectativas de outras partes interessadas
Desta forma, a organização precisa primeiramente, conhecer e entender quem são as partes interessadas que determinam requisitos relevantes para o seus sistema de gestão da organização. Pois, nem sempre esses requisitos são determinados apenas por seus clientes externos.
Outras partes interessadas podem interferir na capacidade da organização fornecer produtos e serviços em conformidade, por exemplo, fornecedores, funcionários, governo entre outros. Estas partes interessadas, devem ser analisadas pelas organizações, em função do seu negócio, avaliando o que é pertinente para o bom desempenho do seu sistema de gestão.
Após esta definição das partes interessadas, é necessário realizar monitoramentos frequentes sobre as necessidade e expectativas das partes interessadas para avaliar se a organização esta atendendo os requisitos das partes interessadas no seu negócio.
A norma ainda, requer que a organização determine os limites e aplicabilidade do SGQ, para que o escopo seja estabelecido, afim de delimitar os limites de aplicabilidade do SGQ.
E por fim, para atender todos os requisitos desta seção, a norma requer que seja definido os quais são seus processos, e os aspectos mais importantes dos seus processos. Desenhando de forma macro e focado.
Este requisito, é extremamente importante para as definições estratégicas de gestão da organização e precisa ser bem analisado em conjunto com as lideranças e alta direção pois, as ações e desempenho dos outros requisitos da norma, dependem das definições, análises e resultados obtidos a partir da implantação desta seção.
Algumas destas definições que devem ser geradas são: posicionamento estratégico, política da Qualidade, objetivos estratégicos, riscos e oportunidades, visão de negócios, indicadores de desempenho e todas as diretrizes operacionais que irão nortear o bom desempenho dos processos da organização.
Para atender este e os outros requisitos da norma ISO 9001:2015 e garantir resultados eficazes a partir da implementação desta norma da Qualidade, conte com a Onzi consultoria. Possuímos uma equipe de profissionais altamente especializados para ajudar você no processo de implementação e manutenção do seu SGQ.
Fale Conosco: (54) 99135.3667 - juliana@onziconsultoria.com
Commentaires